O diferencial da formação em Advice

O Instituto Holos incluiu, em 2017, o Advice nas suas formações certificadas. Temos agora formação em Mentoring, Coaching e Advice.

Como nós entendemos estas três diferentes formas de atuação?

Coaching – é um processo de orientação direta de pessoas em questões de desempenho e resultados pessoais ou profissionais. O foco da atuação do Coach está na Gestão e no Conhecimento, atuando nos fatores técnicos, no estabelecimento e alcance de metas, na otimização de recursos e processos.

Mentoring e Holomentoring®– é um processo de transferência, de insights, de aquisição de nova mentalidade nos relacionamentos e na busca e clareza de uma identidade mais ampla, isomórfica, dinâmica e criativa. Tem como eixo a felicidade humana e obtenção de formas de vida mais satisfatórias e coerentes. Promove qualidade em Liderança, Relações, Carreira, Mentalidade, Vida, Felicidade e Alegria de Viver. Sua profundidade depende do grau de sintonia com as leis universais e utilização da Sabedoria inata. Quando alguém é Mentor verdadeiramente, significa que age a partir da postura prestadia.

Advice – é uma atividade de alto nível e com foco específico em uma área de conhecimento. Utilizando-se do Mentoring e do Coaching como ferramentas complementares, fornece subsídios, aponta caminhos, abre perspectivas e auxilia em importantes decisões, geralmente na área de negócios e no mundo organizacional e empresarial. Tem como foco a Assertividade, a Visão e as Decisões.

Advice

 

O termo Advice se refere à metodologia, e quem exerce esta atividade é o Adviser ou Advisor.

Quem são os clientes de Advice?

São normalmente empresários, CEOs, executivos, líderes, profissionais que necessitam dos serviços e apoio de um Adviser em área ou situação específica (gestão, negócios, finanças, tomada de decisão, planejamento, sistemas, tecnologias de manufatura, engenharia, liderança e administração de pessoal, etc.).

Nas organizações, o Advice pode ser exercido internamente, onde pessoas com determinadas expertises orientam e beneficiam outros profissionais internos.

O que é Advice ISOR®?

Refere-se às práticas de Advice com mentalidade holossistêmica, com suporte adicional das ferramentas do exclusivo Sistema ISOR®, aplicadas com as metodologias de Mentoring e Coaching Humanizado ISOR®.

Como atua?

O Adviser aplicará seus conhecimentos profissionais para orientar, assessorar, apontar caminhos, abrir perspectivas e auxiliar na tomada de decisões, geralmente na área de negócios e no mundo empresarial. Suas atividades utilizam e aplicam as ferramentas de Mentoring e Coaching.

A palavra Advice (e seu propositor Adviser ou Advisor) é ainda muito pouco utilizado no Brasil. No geral entende-se por ele o papel de um conselheiro ou assessor especial, normalmente uma pessoa com maior conhecimento em alguma área específica e com experiência multifuncional.

Nós do Instituto Holos decidimos dar ao Advice uma significação mais profunda e aplicá-lo a atividades bem direcionadas para executivos, CEOs e lideranças do mais alto nível em organizações públicas e privadas. São pessoas cujas decisões são, muitas vezes, determinantes para os rumos de suas instituições e que geram resultados que afetam muitas pessoas, organizações e comunidades, quando não países e organizações internacionais. Essas pessoas se sentem, muitas vezes, demasiadamente sós, pois suas decisões afetam também interesses muitas vezes conflitantes. Por outro lado, essas pessoas não têm com quem compartilhar suas dúvidas pessoais, suas ansiedades. Não podem demonstrar debilidades no mundo empresarial e não podem compartilhar seus problemas profissionais no ambiente familiar.

Um Adviser ISOR® pode ser de grande auxílio nessas horas. Nossos instrumentais do Sistema ISOR®, quando bem assimilados e incorporados por nosso prestadio, terá meios de dar-lhe suporte, tanto no aspecto pessoal, quanto no profissional. O prestadio ISOR®, enquanto Adviser, precisa entender do negócio e da área de atuação profissional para a qual é solicitado por seu cliente. Mas precisa também entender de gente!

O Adviser ISOR® orienta seu cliente para um centramento e o conduz a uma ampliação de visão. Através de perguntas pode conduzi-lo nos passos das diferentes metodologias de tomada de decisão e liderança (como por exemplo na moderna  Teoria U de Otto Scharmer que utilizamos em atividades junto a Liderança Renovadora), fazendo-o perceber que é ele quem cria sua realidade. Leva-o a perceber as estreitezas de visão e a abrir sua mente para realidades mais amplas e abrangentes.

Advice

Ajuda-o a se abrir para as infinitas possibilidades que estão em suas mãos serem realizadas e a descrever os mais surpreendentes cenários que podem se abrir pela frente. O importante é que seu cliente perceba onde podem estar as grades de sua prisão e limitação mental e se permita ver e sentir tudo que está à sua disposição em relação à vida e ao campo profissional. Isto geralmente resulta num alívio muito grande em relação às tensões e angústias que o cercam.

Agora ele está pronto para se desapegar interiormente de tudo que o prende, principalmente de suas limitações em relação a crenças e valores limitantes e excludentes. Deixa ir tudo isso. Desapegue-se. Saia do compromisso com êxito e assuma para valer o compromisso com a Vida.

Em um novo e profundo exercício de centramento pessoal, conduzi-lo ao Presencing, ao Vazio total, à Fonte originante, à Liberdade interior. Deixa vir agora a paz interior, a alegria de viver, a conexão com o Todo. Deixa-o sentir a vida pulsar em toda sua beleza.

E, aos poucos, conduza-o de volta ao campo profissional. Deixa-o sentir dentro de si a empresa pulsar, perceba a pulsação da empresa em conexão com a pulsação do mercado com o qual está intimamente ligada, seja como receptora dos insumos, seja como processadora de novos produtos ou serviços, seja como proponente de produtos ou serviços de qualidade a pessoas, instituições, comunidades do mundo a sua volta. É de suma importância que o cliente se sinta unido ao todo da empresa, sinta que nele pulsam todos os cooperadores do empreendimento e que ele mesmo está pulsando no interior de cada um de seus colaboradores. É o Contido-Conter no ambiente empresarial, que é uma extensão do campo pessoal, assim como também o é sua família e todo seu meio de convivência.

À medida que o cliente se conectar profundamente à “alma” da empresa, as necessidades da área para a qual está buscando assessoramento vão se clareando e, apoiado em seu Adviser, as possíveis soluções irão emergindo. Aqui está a conexão Mentor-Adviser, isto é, a visão holossistêmica envolvendo a visão específica, com a necessária pulsão tecnicista de superação da questão.

O Adviser poderá acompanhar seu cliente na função de assessor de qualidade, seja no campo pessoal, seja no campo gerencial e de liderança no seguimento das decisões. Nunca perdendo de vista que o Adviser ISOR® é alguém que se dispõe a dar o braço amigo na caminhada de seu cliente rumo a uma realização pessoal e a sucesso profissional.

A Alta Performance de um Adviser Humanizado ISOR® reúne seis aspectos integrados, conforme o quadro abaixo:

  1. Aplicação

Junto a CEOs, empresários, executivos e altas lideranças, geralmente em nível de direção estratégica geral ou setorial. Nas empresas o Adviser atua junto a clientes internos.

  1. Experiência e Expertise

Amplo conhecimento experimental em áreas como administração, liderança, gestão, projetos, planejamento, marketing, TI, vendas, engenharia, finanças, ou então em outras áreas técnicas específicas.

  1. Mentoring Humanizado

Refere-se à capacidade de exercer a mentoria de pessoas, com uso de ferramentas ISOR® e foco na ampliação da mentalidade, em atitudes, transformação, liderança renovadora ou carreira.

  1. Coaching Operacional

É atuação como Coach em função de resultados, metas, planejamento, ações específicas.

  1. Visão e Sabedoria de Campo

Um Adviser tem visão de longo alcance e mente aberta, e atua com a Sabedoria inata e também com a sabedoria advinda de suas experiências.

O referencial proposto no início indica que o Advice é a maior expressão da Alta Performance, seja no Coaching ou no Mentoring e expressa a verdadeira Intenção com que é proposto pelo Adviser e assumido pelo Cliente.

Advice

Nós do Instituto Holos não vamos simplesmente secundar a intenção do cliente, se este busca apenas tornar mais eficientes seus resultados, sem se importar com as consequências para si mesmo, para seus colaboradores, para seu entorno e meio ambiente. Se é somente o lucro financeiro e uma capacidade maior de explorar as pessoas e o meio ambiente, esta intenção entrará, certamente, em choque com nossa cosmovisão.

Mas se pudermos direcionar a intenção maior do cliente a uma ampliação de visão, despertando verdadeira compaixão pelas pessoas, comunidades e o planeta, aí, sim, estaremos nós, com todos os recursos que se nos oferece o Sistema ISOR®, acompanhado do cultivo pessoal de diferenciado e profundo.

Eis aí uma excelente ferramenta para cooperarmos com a emergência de novos tempos para o ser humano e para o planeta, em busca de uma convivência e um bem-estar mais isomórficos e promotores de paz e harmonia com o dinamismo que o tempo presente nos está solicitando.

Marcos Wunderlich

Presidente do Instituto Holos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem