Tipos de Coaching: quais modalidades você conhece?

tipos-de-coaching-reuniao

Tipos de Coaching: quais modalidades você conhece?

Quais nichos ou que tipos de Coaching você conhece?

O Coaching, tal como hoje se apresenta no mercado, tem como marco inicial o ano de 1974, com o lançamento do livro The Inner Game of Tennis, de Timothy Gallwey, que aplicou de forma mais sistemática a psicologia aos esportes.

Com esse método, ele passou a treinar os técnicos de diferentes modalidades esportivas e depois passou a utilizar sua experiência na gestão organizacional.

tipos-de-coaching-esporte

Assim começou o Coaching, na área esportiva. Mas em seguida, John Whitmore foi o pioneiro no Coaching de Gestão e Liderança (ou Executive Coaching), o que fez do Coaching uma excelente ferramenta para aprendizado e desenvolvimento no mundo corporativo.

Nesse contexto, a Inner Game International School of Coaching Ltd., fundada por Gallway e Whitmore, ajudou muito na difusão dessa abordagem pelo mundo. E a partir daí, foram emergindo outros tipos de Coaching.

Tanto a gestão quanto a liderança corporativa careciam de técnicas pedagógicas para o crescimento de seus profissionais. Por isso, rapidamente surgiram diversos tipos de Coaching para suprir o mercado nas mais diversas modalidades. Vamos ver algumas delas?

Principais Tipos para o Mundo Corporativo

Entre os diversos tipos de Coaching, destacamos os seguintes para o mundo corporativo:

  • Coaching Executivo – desenvolvimento de profissionais em cargos de liderança ou se dirige para o quadro dos executivos de uma organização, visando o alinhamento de suas decisões e ações.
  • Coaching de Liderança (Leader Coach) – trabalha competências de lidar com pessoas e equipes através da empatia, do respeito e da capacidade de motivação, com melhorias no relacionamento e na visão sistêmica dos objetivos da organização.
  • Coaching de Performance – visa promover o autodesempenho, autodesenvolvimento e autoconhecimento, tanto do ponto de vista profissional, quanto pessoal e de liderança.
  • Coaching de Negócios – voltado para pequenos e médios empresários, que buscam aumentar seus resultados em um menor espaço de tempo, identificando as novas oportunidades no mercado.
  • Coaching de Carreira – identifica o que realmente carece no mercado de trabalho e, a partir daí, criar estratégias específicas para alcançar essas metas.
  • Coaching de Equipes – promove o desenvolvimento do espírito de equipe, de compartilhamento de competências e experiências para o atingimento de suas metas.

Principais Tipos de Coaching para o Desenvolvimento Pessoal

Dos tipos de coaching para o campo pessoal, podemos observar:

  • Life Coaching – ou Coaching de Vida, voltado para o desenvolvimento pessoal, ampliação de consciência e proposição e consecução de metas pessoais.
  • Personal Coaching – para novos Coaches ou desenvolvimento e aperfeiçoamento de Coaches em atividade.
  • Coaching de Qualidade de Vida – trabalha a ampliação de visão de toda a realidade em sua volta, procurando melhores formas de viver integrado ao meio externo e com maior sentido interior de vida.
  • Coaching Educacional – para o desenvolvimento dos profissionais em educação, assim como para impulsos motivacionais a estudantes e técnicas avançadas de como estudar.
  • Coaching de Relacionamentos – utilizado para melhorias nos relacionamentos pessoais ou profissionais, buscando superação de conflitos e relações mais afetuosas e energizantes.
  • Coaching Familiar – para harmonia familiar, melhorando relacionamento dos casais, de pais com filhos, entre irmãos e parentes.
  • Coaching Espiritual – consiste em despertar a consciência e o poder interior, dando oportunidade a questionar e ultrapassar crenças limitantes, através de meditação, reflexões, exercícios, troca de experiências entre os participantes, etc., sem vínculos com religiões estabelecidas.
  • Coaching Financeiro – visa ao desenvolvimento de habilidades econômicas e planejamento financeiro, seja no âmbito familiar, seja em outras esferas da vida pessoal e profissional, como, por exemplo, após uma mudança de cargo ou perda de emprego, quando é preciso restabelecer os objetivos pessoais e dos membros do grupo.
  • Coaching Esportivo – destina-se ao desenvolvimento de atletas e de equipes esportivas, visando a superação de limites e consecução de objetivos.

Por que tantos tipos?

Desde os primórdios desta excelente metodologia, havia sempre a preocupação com as barreiras intelectuais e emocionais para encarar as mudanças necessárias, tanto para maior desempenho na área profissional, quanto na vida pessoal.

O próprio Tim Gallway já dedicou esforços para isso, tanto que chamou seu método de The Inner Game – O Jogo Interior.

Praticante da meditação, ele observava que, mais do que técnicas e ferramentas, era importante que o Coachee trabalhasse a visão interior que tinha de suas ações.

tipos-de-coaching-reuniao

Quando não se leva em consideração este cultivo interior das pessoas, o trabalho deixa de ser Coaching para se tornar uma boa consultoria ou assessoria técnica.

Essa é uma confusão que tem se espalhado muito, quebrando a credibilidade do Coaching como alavanca transformadora de empresas e pessoas.

Por isso, fique atento com a qualidade do que dizem ser um determinado tipo de Coaching. O Coaching virou moda, justificando todo tipo de atividades pseudo-pedagógicas para se tornar treinamento técnico de atividades profissionais.

Não deixe de lado as boas práticas que são necessárias para qualquer Coach!

É por isso que o mercado passou a ser mais seletivo tanto na contratação de determinado tipo de Coaching, como na escolha de escolas de maior renome e consistência.

Mesmo assim, podemos dizer que o Coaching é flexível e se adapta a qualquer nicho de atuação. Os tipos de Coaching são fascinantes e você pode escolher qualquer área para se especializar.

No fim, a base do trabalho do Coach é sempre a mesma: o foco no coachee, nos conflitos que ele tem e nas ferramentas que ajudam na sua jornada!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

1 comentário em “Tipos de Coaching: quais modalidades você conhece?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem