Resiliência: Flexibilidade para o Bem Estar

Estresse e Resiliência são termos emprestados da Física utilizados para explicar uma condição contemporânea da saúde do homem.

Estresse deriva da palavra inglesa “stress”, uma expressão da física para definir a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais. Foi utilizada pela primeira vez em 1936 pelo médico Hans Selye para definir o desgaste do ser humano diante das adversidades da vida.

O estresse é inerente e natural do organismo, como reação aos estressores cotidianos ao qual o ser humano é submetido diariamente. Podem ser positivos (um novo emprego, casamento… ) aquilo que nos dá prazer; ou negativos, que nos causam surpresas desgastantes (uma perda, excesso de atribuições… ).

Resiliência

 Por sua vez, a Resiliência na física se refere à propriedade que são dotados alguns  materiais, para acumular energia, quando exigidos ou submetidos ao estresse sem  ocorrer ruptura e voltar ao seu estado natural. Podemos citar como exemplo os materiais utilizados na construção de pontes, prédios que podem sofrer impactos de terremotos, ou até mesmo a vara de salto do ginasta, entre outros.

A psicologia passou a utilizar o termo Resiliência como a capacidade e habilidade do indivíduo de voltar ao equilíbrio e mais fortalecido, após eventos estressantes, traumas ou crises profundas.

Todo ser humano tem o seu grau de Resiliência que se manifesta diante das adversidades a que é submetido cotidianamente, para que administre a situação, se recupere e não adoeça.

Estudos apontam que pode ser aprendida e aprimorada, pois estamos sempre no nosso limite e nas situações de adversidade descobrimos que nosso potencial é ilimitado.

Para ter uma vida mais Resiliente são necessárias mudanças efetivas e duradouras nos comportamentos apoiados em crenças como: otimismo, sentido de vida, autocontrole, autoconfiança, empatia, articulação social e autoconhecimento das reações do organismo.

Estar Resiliente é conquistar a capacidade de ressignificar o seu projeto de vida sempre que necessário, é transformar a adversidade em crescimento, amadurecimento e fortalecimento.

É acima de tudo ter flexibilidade como o bambu que se verga diante do vento sem se quebrar, é ter a tal sabedoria para poder lidar com as adversidades da vida, é escolher o caminho do meio.

O Coaching é uma ferramenta que pode auxiliar nesse caminho de construção da Resiliência.

Natalia Marques Antunes – Coach e Mentora ISOR®, Psicóloga e Palestrante

www.nataliamantunes.com.br

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

1 comentário em “Resiliência: Flexibilidade para o Bem Estar”

  1. Renata Casadei

    Muito bom e inspirador o texto ! Gratidão . Como funciona esse processo de coaching de vcs!? Ele é acessível?eu fiquei bem impactada com a entrevista que assisti no 45 do Primeiro Tempo com o Patrick Santos e Marcos Wunderlich

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Não se Preocupe

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de seus devotos. Sempre que você entrar  neste lindo templo, deixem